Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Feliz de novo!!!!!!!!!!! Crise dos 3 meses superada!!!

   Sempre depois da tempestade vem a bonança néam??? Hoje na segunda mamada do dia meu pequeno voltou a mamar com gosto!!! Como foi gostoso ver ele mamar até encher a barriguinha ate ficar sonolento e calmo! Depois de 3 hs pediu o peito novamente mamou bem e tá aqui dormindo do meu lado!!!! Tô muito feliz, pois suspeitava de refluxo ou alguma coisa errada com meu leite!!! Estamos no sexto dia sem cocô, mas tb ele mamava tào pouco q nem tinha leite pra fazer caquinha. Não to com paranóia por isso, bebes de peito passam até 10 dias sem fazer coco. E ele está feliz, sorridente e soltando pum adoidado!
   Conclusão, o Raul passou pela crise dos 3 meses! Foi muuuuuuuuito difícil, mas graça ao Grupo Virtual de Amamentação do Orkut, eu me informei e procurei manter a calma e o pensamento positivo q era só uma fase!  foi quase uma semana de luta rsrsrs, Aqui vai um texto sobre a crise dos 3 meses , período onde ocorre grande parte dos desmames precoces:


Por volta de 2-3 meses de idade, alguns bebês tornam-se tão eficientes na mamada que são capazes de mamar tudo o que precisam em 5 ou 7 minutos, algumas vezes em 3 minutos. Se ninguém disso isso para a mãe e ela espera que a criança fique no seio por “pelo menos 10 minutos”, ela vai achar que seu filho não está mamando o suficiente, como esta mãe aqui:
 
 
Eu tenho uma filha de 4 meses. Meu problema é que não sei se ela está mamando o suficiente. Ela passa somente 3-4 minutos no peito e eu fico com receio de que ela não está mamando leite suficiente. Quando ela tinha 2 meses, ela mamava por 10 minutos de um lado e 5 do outro e ganhava peso rapidamente; agora ela está caindo na curva de crescimento.
Eu também notei que meus seios não enchem mais como antes, eles chegavam até a vazar!
O que mais me intriga é que nos primeiros 2 minutos ela engole muito leite, bem rápido e e depois começa a tirar a boca do peito e a colocar novamente, sem ficar quieta. Eu tenho que alternar os lados e tentar posições diferentes para ela mamar ao menos 10 minutos. Eu me pergunto se ela faz isso porque ainda está com fome.
Outra coisa que me preocupa é que ela está mamando mais vezes, especialmente de noite. Ela dormia 5-6 horas seguidas de noite, agora dorme no máximo 3-4 horas, até menos.
O pediatra me disse que eu posso começar a dar leite artificial na mamadeira. Já tentei, mas ela não aceita, mesmo que outra pessoa ofereça a mamadeira.
O caso desta mãe ilustra bem a crise dos 3 meses de idade:

1. O bebê que mamava 10 minutos agora termina em 5 minutos ou menos.
2. Os seios, antes cheios e pesados, agora estão macios e “vazios”.
3. O leite não vaza mais.
4. O ganho de peso do bebê diminui.

Tudo isso é absolutamente normal. O engurgitamento das mamas nas primeiras semanas pós-parto não tem nada a ver com a quantidade de leite produzida e sim com uma inflamação temporária que acontece no início da lactação. Mamas cheias e vazamento são problemas iniciais, que desaparecem assim que a amamentação está estabelecida.
E a diminuição no ganho de peso, claro, é esperada. Os bebês ganham menos e menos peso a cada mês que passa. É por isso que as curvas de crescimento são curvas e não retas. Entre 1 e 2 meses, uma menina amamentada ao seio ganha tipicamenate 400g a 1,3 kg, com a média sendo um pouco acima de 800g. Eliminamos o primeiro mês, porque sempre há perda de peso e depois ganho, o que faz a conta final muito variável. SE o bebê fosse continuar ganhando peso neste padrão, em 1 ano ganharia 5 a 15 kg, com média de 10 kg. Na realidade, durante o primeiro ano de vida, meninas ganham entre 4,5 a 6,5 kg, com a média sendo 5,5kg. Em outras palavras, uma menina que ganhou 500g no primeiro mês de vida (alguns podem achar muito pouco, mas na realidade é normal) ganhará menos peso eventualmente. Todos os pesos são medidas aproximadas. Meninos geralmente ganham um pouco mais que meninas.
Claro que o bebê da mãe do exemplo não aceitou a mamadeira com complemento; ela não estava com fome. Infelizmente nem todos os bebês mostram tal controle e, algumas vezes, especialmente se a mãe insiste muito, eles tomam a mamadeira msmo sem estarem com fome.
Se alguém tivesse explicado a esta mãe o que estaria para acontecer no terceiro mês, ela não teria se preocupado. Mas a mudança inesperada deixou-a insegura. Mesmo assim, se ela estivesse confiante na própria habilidade para amamentar, ela não teria se estressado. A explicação mais lógica para todas as mudanças é “eu tenho tanto leite que minha filha fica cheia em 3 minutos”. Mas o medo do fracasso na amamentação é tão incutido em nossa sociedade, que não importa o que acontece, a mãe sempre pensa (ou é convencida a pensar) que ela não tem leite suficiente.
A mãe também se preocupa com outro mito moderno: que as crianças, à medida em que o tempo passa, aprender a dormir mais. Na realidade, as crianças passam mais tempo acordadas quando vão crescendo. É verdade que um dia elas dormirão mais horas seguidas e vão começar a dormir a noite inteira, mas dificilmente isso acontece aos 4 meses de idade. Entre o nascimento e 4 meses de vida, é mais provável que você observe seu bebê dormindo menos. Muitos bebês mamam várias vezes por noite durante os primeiros anos de vida (o que é muito mais fácil que preparar mamadeiras de madrugada, especialmente se o bebê dorme na mesma cama que a mãe).
A mãe do exemplo já começou a forçar a filha a comer. É um beco sem saída. É fácil deduzir que, a menos que a mãe decida mudar radicalmente seus hábitos, a introdução de sólidos será uma luta.”

Retirado, na íntegra, de My Child Won’t Eat, do pediatra Carlos González, recomendado pela La Leche League.

Beijos meninas!!!




5 comentários:

  1. Aqui atravessamos cada uma dessas fases e ainda hoje, tenho algumas surpresas, umas meio chatinhas, mas faz parte do desenvolvimento. O jeito é se armar de informação e paciêcia, pois como são fases, vão passar também!
    Beijos, amore! O Raul tá muuuuuuuuito lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigadissimo, esses posts são os dos mais importantes..

    bjo0

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar esta experiência com a gente, bjo.

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeeeei as informações minha filha logo vai fazer 3 meses mas acho que ela teve crise de 2 meses existe? kkkkk
    beeeeeeeeeijoos

    ResponderExcluir
  5. Lindo! Que bom que era a crise.. o Antonio ta começando a ficar mais calminho tb! Bjos

    ResponderExcluir